Postagem única

HAP realiza posse de Médicos para Programa de Treinamento em Cirurgia Geral realizado em parceria com o CBC

“Ensinar é fundamental. Quando você sabe algo e detém o conhecimento apenas com você, está sendo egoísta. Se você sabe e pode partilhar, isso é cristão”. A frase é do doutor Heitor Soares de Souza, médico gastroenterologista, cirurgião-geral e professor-titular do programa de Treinamento em Cirurgia Geral que acontece no Hospital Adventista do Pênfigo desde 2024.

Segundo o titular, o programa realizado em parceria com o HAP – única instituição em saúde no Mato Grosso do Sul que possui convênio com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) -, possibilita que médicos recém-formados sejam treinados para se tornar cirurgiões-gerais prontos para trabalhar em um programa de residência médica. “O programa que acontece aqui é um treinamento patrocinado e supervisionado pelo CBC, que funciona nos mesmos moldes de uma residência, sem, no entanto, a bolsa pela instituição. Quando o treinando finaliza o programa no período de três anos, faz uma prova no CBC e, caso aprovado, é reconhecido pela Associação Médica Brasileira como cirurgião geral e recebe o RQE pela Sociedade Brasileira de Medicina”, explica Heitor.

O Núcleo de Ensino e Pesquisa do HAP realizou a cerimônia de posse do processo seletivo para o treinamento em cirurgia geral do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, que aconteceu na última segunda-feria (31). Para o líder do NEP, William Millan, a cerimônia foi um momento repleto de expectativa para todos os médicos presentes, que se preparam para enfrentar novos desafios em suas trajetórias profissional e acadêmica. Ainda segundo Millan, o treinamento foca no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes essenciais para a prática independente e segura do cirurgião. “O programa segue os requisitos do CBC e inclui ensino nas ciências básicas, clínicas e técnicas cirúrgicas. Educação em Cirurgia Geral é prática e ocorre dentro de nosso sistema de assistência à saúde, com supervisão de preceptores. Somos o único hospital de Mato Grosso do Sul credenciado pelo CBC, o que fortalece nossa atuação e o impacto positivo na qualidade do atendimento. O NEP articula entre o CBC e o HAP, beneficiando tanto os hospitais quanto os médicos treinandos, enriquecendo a formação profissional”, ressalta.

Neste ato tomaram posse três médicos para o 1º ano de treinamento: Dra. Lais Barbosa Macedo, Dr. Kevin Lucas O. Barboza e Dr. Leonardo Lopes Rezende. Além disso, uma médica do programa tomou posse para o 2º ano de treinamento: Dra. Maria Gabriela Araújo. O objetivo, segundo o NEP, é formar cirurgiões com habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, além de um julgamento crítico e construtivo.

Para o professor-titular do programa, o grande diferencial do serviço que acontece em parceria com a instituição adventista de saúde é a oportunidade de treinar os alunos no único serviço do Estado que tem transplante hepático. “Isso é muito importante para a formação deles, pois vão aprender a captar e transplantar órgãos e essa vivência diária do transplante é extremamente importante para a formação de cirurgião, pois eles sairão do programa com uma habilidade que muitos cirurgiões não têm”, conclui Heitor.

O Programa de Treinamento em Cirurgia Geral realizado pelo CBC em parceria com o Hospital Adventista do Pênfigo tem duração de três anos e, portanto, previsão de encerramento e formação dos cirurgiões para 2026.

Foto: Kendry Socovoski

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.