Postagem única

Curso do Hospital Adventista do Pênfigo apoia mais de 130 campo-grandenses na luta contra o tabagismo

De 18 a 22 de agosto, Campo Grande sediou a 15ª edição do curso “Como Deixar de Fumar em 5 Dias”, iniciativa gratuita que, em 2025, reuniu mais de 130 inscritos. O programa já se consolidou como uma das principais ferramentas de apoio para quem deseja abandonar o cigarro e iniciar uma vida mais saudável.

Em 2025, mais de 130 pessoas estiveram reunidas, durante 5 dias, na Igreja Adventista Central de Campo Grande, local onde o curso aconteceu. O programa é realizado pelo HAP em parceria com a igreja.

Entre os participantes que testemunharam os benefícios da iniciativa está o analista de sistemas Marcos Fernandes, 46 anos. Ele fumou por mais de duas décadas e, há um ano, conseguiu se libertar do vício com a ajuda do curso. “O curso foi fundamental. Não só pelas palestras, mas pelo apoio emocional, pelas dicas práticas e por nos mostrar que é possível mudar de vida. E o melhor é que esse apoio continua depois: nos reunimos a cada três meses no projeto Reencontro para compartilhar experiências, manter o foco e evitar recaídas”, relata.

Durante as atividades, Marcos adotou uma estratégia simbólica e transformadora: decidiu guardar, em uma caixa de sapatos, todo o dinheiro que gastaria comprando cigarros. O resultado veio rápido — em poucos meses, conseguiu realizar um sonho antigo: trocar de moto. Para ele, a conquista representou não apenas liberdade sobre duas rodas, mas também uma vitória pessoal contra o tabagismo.

O curso conta com palestras e orientações de médicos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. Além disso, os participantes recebem apoio interdisciplinar para lidar com os desafios físicos e emocionais da mudança de hábito. “Acreditamos na promoção da saúde integral — corpo, mente e espírito — e esse curso é uma extensão do nosso compromisso com o bem-estar da comunidade”, destaca Everton Martin, diretor-geral do Hospital Adventista do Pênfigo, instituição responsável pela realização do programa.

O dermatologista Gerson Trevilato, palestrante do curso por vários anos, reforça os riscos que tornam o tabagismo um desafio tão grande: “O cigarro contém mais de 4 mil substâncias tóxicas. Ele afeta todo o corpo: prejudica a cicatrização, acelera o envelhecimento da pele, aumenta o risco de doenças cardíacas, AVC, problemas ósseos e de diversos tipos de câncer. É uma das principais ameaças à saúde pública.”

participante da 15ª edição do curso “Como Deixar de Fumar em 5 Dias” exibe o crachá após triagem no segundo dia de programa.

De acordo com dados do Vigitel, mais de 16% da população de Campo Grande convive com a dependência do cigarro. Para Trevilato, ações como essa são estratégicas para reduzir os impactos da doença: “Campanhas e cursos para abandono do vício são, hoje, uma das intervenções mais eficazes para a saúde pública. Quanto mais pessoas abandonam o tabaco, maior o impacto positivo na sociedade”, pontua.

Além das orientações profissionais, os participantes recebem suplemento de levedo de cerveja, rico em vitaminas do complexo B, proteínas e minerais, que ajuda a reduzir a ansiedade e a dependência — sem se tratar de um medicamento. Ao final do curso, cada inscrito recebe certificado e é integrado ao projeto Reencontro, grupo de apoio contínuo que fortalece os ex-fumantes na caminhada rumo a uma vida livre do cigarro.

Fotos: Kendry Alexandre.

 

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário