O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil, com variações de incidência conforme a região do país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Fatores de risco e prevenção
Alguns hábitos e condições ao longo da vida podem aumentar o risco para a doença, como sedentarismo, alimentação desequilibrada, consumo excessivo de álcool, além de não ter filhos ou não amamentar.
Por isso, manter um estilo de vida saudável e realizar exames periódicos é fundamental. A prevenção e o diagnóstico precoce fazem toda a diferença, ampliando significativamente as chances de tratamento eficaz e cura.
Outubro Rosa no HAP
Diversas ações do Outubro Rosa foram realizadas no Hospital Adventista do Pênfigo (HAP). A instituição conta atualmente com 647 colaboradores ativos, sendo 455 mulheres — número que reforça a importância de um olhar especial, sensível e cuidadoso para esse público ao longo do mês.

Com isso em mente, os setores de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, por meio do Núcleo de Capacitação e Pesquisa (NCP), promoveram uma série de ações voltadas à conscientização sobre prevenção e cuidado, bem como à valorização feminina e ao incentivo ao autocuidado e autoestima.
Destaques das ações
Além de palestras sobre saúde feminina e prevenção, uma verdadeira “blitz do cuidado” percorreu setores da unidade matriz. Docentes e graduandos de Enfermagem da Uniderp demonstraram, de forma didática e acolhedora, como realizar o autoexame das mamas, esclarecendo dúvidas e reforçando a importância desse gesto simples na detecção precoce da doença.
Além disso, pensando no bem-estar integral e na importância do cuidado com a beleza feminina, o HAP proporcionou às colaboradoras momentos especiais com consultoras da Mary Kay. Durante o “dia de beleza”, as participantes receberam orientações de skincare e maquiagem — um momento de pausa, carinho e resgate da autoestima no ambiente de trabalho.
Uma experiência que acolhe e valoriza
Para o coordenador do NCP, William Milan, as iniciativas vão além da promoção da saúde. “Ao valorizar a beleza feminina, proporcionamos momentos de autocuidado, escuta e valorização pessoal, fortalecendo a autoestima das colaboradoras do HAP. Essa iniciativa reforça a essência de servir, curar e salvar, lembrando que cuidar da saúde também é cuidar da forma como cada mulher se sente e se reconhece como parte desse propósito coletivo”, destaca.
A colaboradora Hellen Santana, auxiliar de Farmácia da unidade matriz, relata como a ação impactou seu dia a dia: “Gostei muito desse momento. É essencial para nós, mulheres, esse tipo de cuidado e atenção no ambiente de trabalho. Me senti vista com carinho pela instituição. Em meio à correria dos plantões, receber esse cuidado foi maravilhoso”, conclui.
GALERIA DE IMAGENS – OUTUBRO ROSA NO HAP













