MANUAL DO PACIENTE

Prezado cliente,
O Hospital Adventista do Pênfigo
agradece sua preferência por nossos serviços.
Esperamos que sua estadia em nossas dependências seja rápida
e tranquila, que seus problemas sejam resolvidos e que
possamos atendê-lo com o que há de melhor em relação à
competência profissional, equipamentos e técnicas,
oferecendo toda assistência de maneira humana e calorosa.
Em casos de dificuldades ou problemas, nos colocamos à
disposição para ajudar, através do nosso enfermeiro supervisor
ou ouvidoria do Hospital, pelo telefone (67) 9 9938-3463 ou por
e-mail ouvidoria@hap.org.br .
Neste manual você encontrará informações importantes,
procedimentos e recomendações necessárias para assegurar
conforto e tranquilidade durante a sua permanência conosco.

 


 

1. ORIENTAÇÕES GERAIS AOS PACIENTES E FAMILIARES

 

  • Para segurança dos pacientes é obrigatório todos os pacientes, visitantes e acompanhantes se identificarem na guarita e recepções. Na entrada será entregue um adesivo de identificação, que deverá ser utilizado em local visível durante toda a permanência na instituição.
  • Visitantes maiores de 12 anos deverão apresentar documentos de identificação.
  • Não será permitido aos visitantes entrarem no Hospital utilizando shorts, chinelos, roupas transparentes e regatas para homens.
  • Todos os visitantes devem higienizar suas mãos com água e sabão ou álcool 70% antes de entrar no Hospital e após finalizar sua visita.
  • Não será permitido entrada de bebidas alcoólicas nas dependências do Hospital. É proibido a entrada de flores, colchonetes, cadeiras de praia e afins.
  • Não fazer barulho nem falar em voz alta.
  • É proibido fumar nas dependências do Hospital (Lei federal nº 9.294 de 15/07/1996).
  • Não circular em áreas restritas à funcionários.
  • Não manipular equipamentos hospitalares.
  • Não lavar e estender roupas nos quartos e janelas.
  • O Hospital não se responsabiliza por valores, joias e objetos deixados nas acomodações pelos pacientes e acompanhantes.
  • Evite visitar o paciente se você estiver com sintomas de gripe ou infecção de pele.
  • O estacionamento do Hospital é gratuito e não nos responsabilizamos por danos ou furtos que possam ocorrer aos veículos.

 

 


 

2. PROTOCOLO DE INTERNAÇÃO

 

  • Para que a internação seja concretizada o paciente ou seu responsável legal deverá
    apresentar toda documentação necessária e assinar o Termo de Responsabilidade e
    Consentimento na recepção de internação do Hospital.
  • Para pacientes que passarão por procedimento cirúrgico é imprescindível a presença de
    um acompanhante no momento da internação.
  • Toda internação é feita mediante solicitação médica.
  • Em caso de internação utilizando algum convênio de saúde, será necessário autorização
    prévio do convênio, exceto em casos de urgência e emergência. Para pacientes
    particulares e cartões de desconto será necessário o pagamento antecipado.
  • Caso o paciente possua exames feitos anteriormente referente ao tratamento, é
    importante trazer no momento da internação.

 

 


 

3. EQUIPE ASSISTENCIAL

 

  • A atenção aos aspectos nutricionais deve receber ênfase progressiva durante a trajetória do paciente em sua totalidade, incluindo a alta hospitalar. Você receberá visita da nutricionista clínica durante o seu período de internação e orientação de alta quando solicitado via médico. Você receberá uma orientação estruturada e individualizada, baseadas nas necessidades e condições clínicas e nutricionais dos pacientes bem como efetivar a educação e maior conscientização da necessidade do cuidado para o paciente, familiares e cuidadores.
  • O material consiste em uma orientação de alta nutricional individualizado, um material didático e orientações gerais para cuidados com a terapia nutricional enteral.

 

 


 

4. FARMÁCIA

  • A farmácia do Hospital utiliza apenas materiais e medicamentos institucionais e de uso exclusivo interno.
  • A farmácia do Hospital não comercializa nenhum tipo de material ou medicação aos pacientes e familiares.
  • É proibido a administração no paciente de qualquer medicação que não seja fornecida pela farmácia do Hospital.

 


 

5. ACOMODAÇÕES

  • As acomodações são definidas de acordo com a contratualização feita entre paciente plano de saúde e SUS. Caso o paciente queira outro tipo de acomodação, deverá verificar junto à Gestão de Leitos do hospital valores e disponibilidade para troca.
  • Se o paciente for transferido para o CTI (Centro de Terapia Intensiva) o leito ocupado deverá ser liberado pelo acompanhante e seus pertences retirados do quarto. Ao receber alta do CTI o paciente será transferido para um novo leito de internação.

 


 

6. ACOMPANHANTES

 

  • Horário de visitas nas Enfermarias e Apartamentos acontece das 14:00 às 14:30 e 19:00 às 19:30.
  • A troca dos acompanhantes acontece nos horários 06:30 às 07:00 e 18:30 às 19:00
  • Na acomodação de apartamento o paciente terá direito de ter um acompanhante 24h do dia.
  • Na acomodação de enfermaria será permitido acompanhante apenas para pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos previsto por Lei, e o acompanhante deverá ser do mesmo sexo do paciente.
  • O visitante e acompanhante não deverá utilizar o outro leito do quarto nos casos de enfermaria, mesmo que o mesmo esteja vazio.
  • O acompanhante não deverá utilizar os enxovais disponibilizados pelo Hospital, sendo uso exclusivo do paciente.
  • O acompanhante não deve intervir ou atrapalhar os procedimentos realizados pelos profissionais do Hospital.
  • Não é permitido que visitante e/ou acompanhante frequente outros leitos.
  • Não é permitido acompanhante menor de idade.
  • Visando a segurança do paciente, o visitante e acompanhante não deve sentar na cama do paciente.
  • Os familiares devem providenciar ao paciente roupas íntimas e produtos de higiene pessoal que não contenham álcool.

 


 

7. CTI – CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA

 

  • O horário de visita do CTI acontece das 11:30h às 12:00h e 20:00 às 20:30 podendo subir apenas uma pessoa por vez.
  • É proibido a circulação dos visitantes a outros leitos que não a do seu familiar.
  • É proibido dentro do CTI o uso de aparelhos eletrônicos como celulares, notebooks, tablets e etc, assim como fotografar ou filmar o interior do CTI.
  • É proibido sentar na cama do paciente.
  • Durante a internação no CTI será permitido ao paciente apenas o uso de material de higiene pessoal (escova de dente, creme dental e shampoo sem álcool), óculos e prótese dentária. Qualquer outro material precisará de autorização da supervisão da enfermagem.
  • A alta médica pode acontecer em qualquer momento do dia e os familiares serão comunicados.
  • Não serão fornecidas por telefone informações do quadro clínico do paciente.

 


 

8. REFEIÇÕES

 

  • As refeições serão servidas aos pacientes nos seguintes horários:

Café da manhã – das 07:00h às 09:00h
Almoço – das 11:00h às 14:00h
Jantar – das 17:30h às 18:30h
Lanche – 15:30h
Jantar – das 17:00h às 19:00h
Ceia – 20:00h

 

Visando a saúde dos pacientes e uma rápida recuperação de seu quadro clínico, o Hospital Adventista do Pênfigo adota em suas refeições uma dieta ovolactovegetariana, que é um tipo de dieta vegetariana, que além de alimentos vegetais contem ovos, leite e seus derivados. Desta maneira, peixes, carnes e seus derivados são excluídos das refeições.

 

Entre os benefícios deste tipo de alimentação destaca-se:

  • Ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, uma vez que o aumento do consumo de frutas e vegetais e o fato de não se consumir carne ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir a formação de placas gordurosas nas artérias, reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames;
  • Reduzir o risco de diabetes tipo 2, uma vez que o consumo de alimentos saudáveis como grãos integrais, frutas, legumes e nozes aumenta, sendo esses alimentos ricos em fibra que ajudam a regular o açúcar no sangue;
  • Prevenir o câncer, nomeadamente da mama, próstata, colorretal e gastrointestinal, pois é um tipo de dieta rica em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras, além de outros nutrientes que possuem propriedades anticancerígenas;
  • Favorecer a perda de peso, devido a diminuição do consumo de alimentos de origem animal, pois os alimentos consumidos pelos ovolactovegetarianos ajudam a aumentar a sensação de saciedade e alguns estudos encontraram uma redução significativa no IMC em pessoas que realizam esse tipo de dieta;
  • Reduzir a pressão arterial, já que estudos comprovam que o alto consumo de carne está associado à hipertensão. Além disso, esse tipo de dieta vegetariana é rica em fibras e potássio, que ajudam a regular a pressão arterial quando consumidos regularmente.

 

A alimentação do paciente pode variar de acordo com a indicação do médico e/ou nutricionista do Hospital.

Visando a segurança do paciente, é proibido a entrada de alimentos externos nas dependências do Hospital. Caso a internação aconteça logo após o horário de refeição, entrar em contato com a equipe de enfermagem para solicitar refeição. Não será fornecido refeição após às 22h, salvo em casos com indicação médica.

 

 


 

9. SERVIÇO DE HIGIENIZAÇÃO

 

  • A higienização dos quartos é feita duas vezes ao dia, sendo pela manhã após as 09:00h e a tarde após às 16:00h, ou conforme demanda. A retirada de resíduos dos quartos acontece durante os momentos de limpeza. Quando for necessário retirada de resíduo ou limpeza adicional, acionar a equipe de enfermagem ou hotelaria.
  • É necessário a presença do paciente ou acompanhante no quarto para que a higienização seja realizada.
  • Os produtos utilizados são institucionais e de uso exclusivo do Hospital. É proibido a utilização de qualquer outro produto que não sejam os fornecidos pelo Hospital.

 


 

10. SERVIÇO DE LAVANDERIA

 

  • O enxoval hospitalar é de uso exclusivo dos pacientes e serão trocados pela equipe de enfermagem nos momentos de banho ou quando necessário.
  • A lavanderia do Hospital não possui serviço de lavagem de roupas pessoais.

 


 

11. ALTA HOSPITALAR

 

  • Após a alta médica o paciente deverá aguardar no quarto até a alta da equipe de enfermagem.
  • Após a alta da enfermagem o paciente terá 30 minutos para desocupar o quarto. Após esse período caso não ocorra a liberação do quarto, será aberto um novo atendimento na modalidade de particular, e o paciente ou familiar deverá fazer o pagamento no caixa do Hospital dos valores de diárias e taxas referentes a esse novo atendimento.

 


 

12. FINANCEIRO

 

  • Qualquer pagamento de serviços do Hospital deve ser feito unicamente nos caixas disponíveis dentro do Hospital.
  • O Hospital ou equipes médicas não solicitam nenhum tipo de pagamento via telefone, WhatsApp, mensagem ou e-mail. Qualquer dúvida entre em contato com a equipe do Hospital.
  • Pacientes internados via convênio de saúde receberão assistência seguindo critérios acordados entre Hospital e convênio. Qualquer despesa sem cobertura do convênio de saúde o Hospital consultará o paciente ou familiar e o mesmo deverá fazer o pagamento nos caixas do Hospital.
  • Internações particulares deverão realizar o pagamento nos caixas do Hospital antes da alta hospitalar caso haja acréscimo de materiais ou procedimentos por qualquer que seja o motivo.

 


 

13. EXPERIÊNCIA DO PACIENTE E OUVIDORIA

 

  • A equipe de Experiência do Paciente e Ouvidoria é o canal que ajuda a estabelecer contato direto entre Hospital e paciente, seja para solucionar algum problema ou ouvir reclamações e sugestões de melhorias.
  • Nossa equipe está disponível de segunda a quinta feira das 07:30h às 17:45h, e nas sextas feiras das 07:30 às 12:00h, através do telefone (67) 9 9938-3463 ou e-mail ouvidoria@hap.org.br.

 

 

A equipe do Hospital Adventista do Pênfigo está aqui
para lhe servir da melhor maneira possível.
Conte sempre conosco!