Prezado cliente
O Hospital Adventista do Pênfigo agradece sua preferência por nossos serviços.
Esperamos que sua estada em nossas dependências seja rápida e tranquila, que seus problemas sejam resolvidos e que possamos atende-lo com o que há de melhor em relação a competência profissional, equipamentos e técnicas, oferecendo toda assistência de maneira humana e calorosa.
Em caso de dificuldades ou problemas, nos colocamos a disposição para ajudar através do nosso enfermeiro supervisor ou ouvidoria do Hospital através do telefone (67) 9 9938-3463, ou pelo e-mail ouvidoria@hap.org.br .
Neste manual você encontrará informações importantes, procedimentos e recomendações necessárias para assegurar conforto e tranquilidade durante a sua permanência conosco.
ORIENTAÇÕES GERAIS AOS PACIENTES E FAMILIARES
- Para segurança dos pacientes é obrigatório todos os pacientes, visitantes e acompanhantes se identificarem na guarita e recepções. Na entrada será entregue um adesivo de identificação, que deverá ser utilizado em local visível durante toda a permanência na instituição.
- Visitantes maiores de 12 anos deverão apresentar documentos de identificação.
- Não será permitido aos visitantes entrarem no Hospital utilizando shorts, chinelos, roupas transparentes e regatas para homens.
- Todos os visitantes devem higienizar suas mãos com água e sabão ou álcool 70% antes de entrar no Hospital e após finalizar sua visita.
- Não será permitido entrada de bebidas alcoólicas nas dependências do Hospital.
- É proibido a entrada de flores, colchonetes, cadeiras de praia e afins.
- Não fazer barulho nem falar em voz alta.
- É proibido fumar nas dependências do Hospital (Lei federal nº 9.294 de 15/07/1996).
- Não circular em áreas restritas à funcionários.
- Não manipular equipamentos hospitalares.
- Não lavar e estender roupas nos quartos e janelas.
- O Hospital não se responsabiliza por valores, joias e objetos deixados nas acomodações pelos pacientes e acompanhantes.
- Evite visitar o paciente se você estiver com sintomas de gripe ou infecção de pele.
- O estacionamento do Hospital é administrado por uma empresa terceirizada, com isso não nos responsabilizamos por valores cobrados, danos ou furtos que possam ocorrer aos veículos.
PROTOCOLO DE INTERNAÇÃO
Para que a internação seja concretizada o paciente ou seu responsável legal deverá apresentar toda documentação necessária e assinar o Termo de Responsabilidade e Consentimento na recepção de internação do Hospital.
Para pacientes que passarão por procedimento cirúrgico é imprescindível a presença de um acompanhante no momento da internação.
Toda internação é feita mediante solicitação médica.
Em caso de internação utilizando algum convênio de saúde, será necessário autorização prévio do convênio, exceto em casos de urgência e emergência. Para pacientes particulares e cartões de desconto será necessário o pagamento antecipado.
Caso o paciente possua exames feitos anteriormente referente ao tratamento, é importante trazer no momento da internação.
EQUIPE ASSISTENCIAL
O Hospital disponibiliza toda equipe técnica responsável pela assistência ao paciente como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, etc, devidamente registrados em seus conselhos. É proibido qualquer profissional que não esteja vinculado ao HAP prestar algum tipo de assistência ao paciente.
Para acionar a equipe de enfermagem, utilizar a campainha próxima ao leito.
FARMÁCIA
A farmácia do Hospital utiliza apenas materiais e medicamentos institucionais e de uso exclusivo interno.
A farmácia do Hospital não comercializa nenhum tipo de material ou medicação aos pacientes e familiares.
É proibido a administração no paciente de qualquer medicação que não seja fornecida pela farmácia do Hospital.
ACOMODAÇÕES
As acomodações são definidas de acordo com a contratualização feita entre paciente e convênio. Caso o paciente queira outro tipo de acomodação, deverá verificar junto à Gestão de Leitos do hospital valores e disponibilidade para troca.
ACOMPANHANTES
- Na acomodação de apartamento o paciente terá direito de ter um acompanhante 24h do dia.
- Na acomodação de enfermaria será permitido acompanhante apenas para pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos previsto por Lei, e o acompanhante deverá ser do mesmo sexo do paciente.
- O visitante e acompanhante não deverá utilizar o outro leito do quarto nos casos de enfermaria, mesmo que o mesmo esteja vazio.
- O acompanhante não deverá utilizar os enxovais disponibilizados pelo Hospital, sendo uso exclusivo do paciente.
- O acompanhante não deve intervir ou atrapalhar os procedimentos realizados pelos profissionais do Hospital.
- Não é permitido que visitante e/ou acompanhante frequente outros leitos.
- Não é permitido acompanhante menor de idade.
- Visando a segurança do paciente, o visitando e acompanhante não deve sentar na cama do paciente.
- Os familiares devem providenciar ao paciente roupas íntimas e produtos de higiene pessoal que não contenham álcool.
CTI – CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA
- O horário de visita do CTI acontece das 16:00h às 16:30h podendo subir apenas uma pessoa por vez.
- É proibido a circulação dos visitantes a outros leitos que não do seu familiar.
- É proibido dentro do CTI o uso de aparelhos eletrônicos como celulares, notebooks, tablets, etc, assim como fotografar ou filmar o interior do CTI.
- É proibido sentar na cama do paciente.
- Durante a internação no CTI será permitido ao paciente apenas o uso de material de higiene pessoal (escova de dente, creme dental e shampoo sem álcool), óculos e prótese dentária. Qualquer outro material precisará de autorização da supervisora da enfermagem.
- A alta médica pode acontecer em qualquer momento do dia e os familiares serão comunicados.
- Não serão fornecidas por telefone informações do quadro clínico do paciente.
REFEIÇÕES
As refeições serão servidas aos pacientes nos seguintes horários:
Café da manhã – das 06:30h às 07:30h
Almoço – das 11:00h às 12:00h
Jantar – das 17:30h às 18:30h
Visando a saúde dos pacientes e uma rápida recuperação de seu quadro clínico, o Hospital Adventista do Pênfigo adota em suas refeições uma dieta ovolactovegetariana, que é um tipo de dieta vegetariana, que além de alimentos vegetais contem ovos, leite e seus derivados. Desta maneira, peixes, carnes e seus derivados são excluídos das refeições.
Entre os benefícios deste tipo de alimentação destaca-se:
- Ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, uma vez que o aumento do consumo de frutas e vegetais e o fato de não se consumir carne ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir a formação de placas gordurosas nas artérias, reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames;
- Reduzir o risco de diabetes tipo 2, uma vez que o consumo de alimentos saudáveis como grãos integrais, frutas, legumes e nozes aumenta, sendo esses alimentos ricos em fibras que ajudam a regular o açúcar no sangue;
- Prevenir o câncer, nomeadamente da mama, próstata, colorretal e gastrointestinal, pois é um tipo de dieta rica em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras, além de outros nutrientes que possuem propriedades anticancerígenas;
- Favorecer a perda de peso, devido a diminuição do consumo de alimentos de origem animal, pois os alimentos consumidos pelos ovolactovegetarianos ajudam a aumentar a sensação de saciedade e alguns estudos encontraram uma redução significativa no IMC em pessoas que realizam esse tipo de dieta;
- Reduzir a pressão arterial, já que estudos comprovam que o alto consumo de carne está associado à hipertensão. Além disso, esse tipo de dieta vegetariana é rica em fibras e potássio, que ajudam a regular a pressão arterial quando consumidos regularmente.
A alimentação do paciente pode variar de acordo com a indicação do médico e/ou nutricionista do Hospital.
O valor da alimentação do acompanhante não está incluso nas diárias e taxas cobradas pelo Hospital, exceto em casos previstos por lei (pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos). Elas deverão ser pagas no caixa do Hospital.
Visando a segurança do paciente, é proibido a entrada de alimentos externos nas dependências do Hospital.
Caso a internação aconteça logo após o horário de refeição, entrar em contato com a equipe de enfermagem para solicitar refeição. Não será fornecido refeição após às 22h, salvo em casos com indicação médica.
SERVIÇO DE HIGIENIZAÇÃO
A higienização dos quartos é feita duas vezes ao dia, sendo pela manhã após as 09:00h e a tarde após às 16:00h, ou conforme demanda. A retirada de resíduos dos quartos acontece durante os momentos de limpeza. Quando for necessário retirada de resíduo ou limpeza adicional, acionar a equipe de enfermagem ou hotelaria.
É necessário a presença do paciente ou acompanhante no quarto para que a higienização seja realizada.
Os produtos utilizados são institucionais e de uso exclusivo do Hospital. É proibido a utilização de qualquer outro produto que não sejam os fornecidos pelo Hospital.
SERVIÇO DE LAVANDERIA
O enxoval hospitalar é de uso exclusivo dos pacientes e serão trocados pela equipe de enfermagem nos momentos de banho ou quando necessário.
A lavanderia do Hospital não possui serviço de lavagem de roupas pessoais.
ALTA HOSPITALAR
Após a alta médica o paciente deverá aguardar no quarto até a alta da equipe de enfermagem.
Após a alta da enfermagem o paciente terá 30 minutos para desocupar o quarto. Após esse período caso não ocorra a liberação do quarto, será aberto um novo atendimento na modalidade de particular, e o paciente ou familiar deverá fazer o pagamento no caixa do Hospital dos valores de diárias e taxas referentes a esse novo atendimento.
FINANCEIRO
Qualquer pagamento de serviços do Hospital deve ser feito unicamente nos caixas disponíveis dentro do Hospital.
O Hospital ou equipes médicas não solicitam nenhum tipo de pagamento via telefone, whatsapp, mensagem ou e-mail. Qualquer dúvida entre em contato com a equipe do Hospital.
Pacientes internados via convênio de saúde receberão assistência seguindo critérios acordados entre Hospital e convênio. Qualquer despesa sem cobertura do convênio de saúde o Hospital consultará o paciente ou familiar e o mesmo deverá fazer o pagamento nos caixas do Hospital.
Internações particulares deverão realizar o pagamento nos caixas do Hospital antes da alta hospitalar caso haja acréscimo de materiais ou procedimentos por qualquer que seja o motivo.
EXPERIÊNCIA DO PACIENTE E OUVIDORIA
A equipe de Experiência do Paciente e Ouvidoria é o canal que ajuda a estabelecer contato direto entre Hospital e paciente, seja para solucionar algum problema ou ouvir reclamações e sugestões de melhorias.
Nossa equipe está disponível de segunda a quinta feira das 07:30h às 17:45h, e nas sextas feiras das 07:30 às 12:00h, através do telefone (67) 9 9938-3463 ou e-mail ouvidoria@hap.org.br .