Postagem única

Acolhendo com cuidado: HAP reforça importância da saúde mental para seus colaboradores

Projeto Cuidando do Cuidador há três anos busca promover o acolhimento emocional na instituição ao ensinar e compartilhar técnicas de prevenção ao estresse e promoção do bem-estar

Com o objetivo de promover a saúde mental e emocional a campanha Janeiro Branco foi criada há mais de 10 anos, em 2014 e, de lá pra cá, ganhou força e espaço em instituições públicas e privadas que passaram a desenvolver ações para acolher colaboradores e promover um ambiente de trabalho mais saudável especialmente quando se trata da temática das emoções humanas. Pensando nisso o departamento de Psicologia do Hospital Adventista do Pênfigo criou, há três anos, o projeto “Cuidando do Cuidador”, um espaço de acolhimento, conversa e autoconhecimento guiado pela psicóloga da instituição com o objetivo de colocar em pauta a saúde mental e estimular os colaboradores a trabalharem essa área tão importante para uma vida equilibrada. “No mercado de trabalho, a saúde mental dos trabalhadores tem recebido atenção crescente. Além do impacto da ansiedade e depressão, o ambiente de trabalho é um fator significativo, muitas vezes contribuindo para o aumento de estresse e esgotamento”, explica Letticia Albertoni, psicóloga do HAP.

A psicóloga da instituição, Letticia Albertoni, durante uma das sessões do projeto de acolhimento emocional.

Ainda segundo a especialista, falar sobre saúde mental é essencial porque ela afeta diretamente o bem-estar, as relações interpessoais e a produtividade dos colaboradores. “Promover um espaço acolhedor, onde eles possam expressar suas emoções, é mais do que uma prática humanizada: é uma estratégia que beneficia tanto o indivíduo quanto a organização. Ambientes que valorizam o acolhimento emocional tendem a reduzir o absenteísmo, aumentar o engajamento e fortalecer a confiança entre equipe e liderança. Mais do que isso, ao abrir espaço para o diálogo sobre emoções, as empresas ajudam a desmistificar o tema, promovendo uma cultura organizacional mais saudável e resiliente”, pontua.

Nos últimos três anos foram abordados temas como: gerenciamento de estresse, comunicação emocional e autocuidado. De acordo com a liderança do projeto o impacto positivo tem sido evidente e notável com muitos colaboradores relatando mudanças significativas em suas rotinas e atitudes. “Alguns têm demonstrado maior bem-estar, menos ansiedade e mais motivação para enfrentar os desafios do dia a dia. Embora o número de participantes e a média de presença variem, o feedback tem sido bastante positivo e estamos acompanhando a evolução ao longo do tempo”, comenta Letticia.

Ainda segundo informações da organização do projeto, um dos temas trabalhados, como o Mindfulness, tem sido especialmente eficaz, ajudando muitos a perceberem uma diferença notável em sua abordagem no trabalho. “Ao praticar as técnicas de meditação e realizar a pausa para identificar suas emoções, muitos disseram que se sentem mais calmos, focados e com menos estresse no trabalho. Essa pausa não só permite um momento de reflexão, mas também contribui para a melhoria do equilíbrio emocional e do bem-estar geral, o que tem sido um grande diferencial no dia a dia deles. Eles destacam que, ao final dessas sessões, se sentem mais preparados e com uma nova perspectiva para enfrentar os desafios diários”, observa Albertoni.

Uma nova perspectiva que vai ao encontro do que o colaborador precisa, especialmente em uma rotina acelerada. Esse é o caso da colaboradora Euzanir Correa Conceição. Ela trabalha há três anos no setor de higienização da unidade matriz e, como participante assídua das rodas de conversa, ela conta sua experiência com o projeto e os resultados que já colheu em sua vida de maneira prática. “O projeto me ajudou de uma forma incrível, porque além de me identificar com as situações apresentadas, as conversas com a psicóloga fizeram eu me conhecer melhor e aprender qual o meu valor como pessoa”, analisa.

O projeto acontece duas vezes na semana e contempla as duas unidades do hospital: matriz e centro.

Mais do que um espaço seguro para acolher emoções e compartilhar vivências, o projeto evidencia que saúde mental é um assunto para todos. A colaboradora do setor de Faturamento, Milene Bruna Printes, integra o time de funcionários do HAP há um ano. Há quatro meses ela tem frequentado o projeto do departamento de Psicologia e, para ela, o principal aprendizado até aqui foi justamente entender que saúde mental é coisa séria e que todos precisam praticar o autocuidado com as questões emocionais. “Aqui o colaborador pode ser ouvido e falar de suas dificuldades sem julgamentos e, ao falar, somos acolhidos com palavras de conforto. Fazer parte de um grupo que busca essa troca mostra que não estamos sozinhos. Isso é algo precioso e que tem trazido inúmeros benefícios à minha vida nas áreas emocional, espiritual e até mesmo física”, acredita.

A enfermeira assistencial na unidade matriz, Érika Carla Souza, trabalha há oito meses na instituição e, na última semana, participou pela primeira vez do projeto. Ao conhecer a iniciativa, se encantou e atribuiu às dinâmicas e à interação positiva que o projeto proporciona aos colaboradores sua opinião sobre a roda de conversa. “Gostei de ouvir os colegas exporem pontos importantes sobre como melhorar a qualidade de saúde mental no ambiente de trabalho. Foi muito bom receber um abraço carinhoso de pessoas que eu nem sequer tinha visto no hospital. Acredito que a iniciativa faz o colaborador se sentir acolhido, reconhecido e respeitado pela empresa, aumentando sua auto-estima e produtividade tanto no trabalho, como na vida”, ressalta Érika.

O projeto Cuidando do Cuidador acontece às segundas-feiras na Unidade Centro, a partir das 10h e às quintas-feiras na Unidade Matriz, também a partir das 10h. Faça planos de programar essa pausa em sua rotina e participar desse momento especialmente preparado para os colaboradores do HAP.

Fotos: Diego Maitricardi

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.