O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, representando cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Com a chegada do verão, a exposição ao sol aumenta, o que eleva também os riscos da doença quando não há cuidados adequados com a pele.
De acordo com a dermatologista Camila Tormena, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os principais erros estão relacionados à falta de fotoproteção. “Não usar boné, chapéu ou óculos escuros, além da ausência de proteção física e química, são atitudes comuns. Outro erro é a exposição ao sol em horários de maior incidência dos raios ultravioleta, entre 9h e 16h, especialmente no verão. O Brasil tem clima tropical, com alta incidência de raios solares, o que exige atenção redobrada”, explica.

Dezembro Laranja
Criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a campanha Dezembro Laranja promove, anualmente, mutirões simultâneos em todo o país com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele. Em Campo Grande, a iniciativa acontece há mais de 30 anos e, em 2025, contou com a parceria do Hospital Adventista do Pênfigo, que abriu as portas de sua unidade Centro para a realização do Dia “D”.
Mutirão atendeu cerca de 1.200 pessoas
O mutirão teve início às 7 horas da manhã e resultou no atendimento de aproximadamente 1.200 pessoas. Durante a ação, os pacientes passaram por consultas dermatológicas, cirurgias, diagnósticos e receberam orientações sobre prevenção e cuidados com a pele. Toda a iniciativa teve como foco principal a detecção precoce e a prevenção do câncer de pele.
A divulgação do atendimento gratuito atraiu pacientes de diversas regiões do Estado. Muitos chegaram ainda de madrugada para garantir atendimento, como o zootecnista Waldemir Poppi. “Soube pela televisão que haveria esse atendimento no Hospital Adventista do Pênfigo e consegui ficar entre os primeiros da fila. Fui muito bem atendido em todos os setores, realizei um pequeno procedimento para retirada de uma lesão e recebi orientações importantes sobre cuidados com a pele. Achei a ação extremamente relevante, principalmente por ser gratuita e beneficiar tantas pessoas que precisam desse tipo de atenção”, relata.

Cuidado, prevenção e solidariedade
Para a dermatologista Camila Tormena, que liderou a ação do Dezembro Laranja em 2025, a campanha vai além do atendimento médico. “É uma iniciativa que integra promoção da saúde e solidariedade, com foco na prevenção. Trata-se de uma campanha com propósito de cuidado, união, orientação e, principalmente, de diagnóstico precoce”, conclui.
Confira a galeria de fotos do Dezembro Laranja no Hospital Adventista do Pênfigo (mutirão gratuito)















