Postagem única

HAP recebe diploma de Honra ao Mérito Legislativo pelo serviço de transplante e se consolida como referência em MS

O Hospital Adventista do Pênfigo (HAP) recebeu, no dia 22 de setembro, o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo “Amigo do Transplante”, durante Sessão Solene realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A homenagem, criada pela Resolução 32/2019 e proposta pelo deputado e 1º vice-presidente da Casa, Renato Câmara, reconhece personalidades e instituições que se destacam na promoção da doação e dos transplantes de órgãos e tecidos no Estado.

Everton Martin (diretor geral do HAP, ao centro) ladeado pelo deputado Renato Câmara (autor da proposta) e Claire Miozzo (presidente da CET – Central Estadual de Transplantes).

A cerimônia foi organizada em parceria com a Central Estadual de Transplantes de MS (CET-MS) e a Associação Fratello, reunindo autoridades, familiares de pacientes, representantes da saúde e convidados.

O HAP foi representado por seu diretor-geral, Everton Martin, que destacou a relevância da causa: Doar órgãos é doar vida. Há um ano iniciamos o serviço de transplante hepático, um marco inédito em Mato Grosso do Sul. Desde então, mais de 50 cirurgias já foram realizadas, oferecendo novas oportunidades a dezenas de pessoas. Receber esta homenagem reforça nosso compromisso de servir à comunidade com excelência e propósito”, pontua.

Em apenas 12 meses, o HAP se consolidou como referência em transplantes de fígado no Estado, conquistando também visibilidade nacional pelo trabalho desenvolvido, ocupando o 4º lugar no ranking nacional por milhão de habitantes. Os dados são do RBT (Registro Brasileiro de Transplantes), que aponta o Estado com taxa de 17,9 transplantes por milhão de população por estado no primeiro trimestre de 2025, atrás apenas do Distrito Federal (48,3), Paraná (21,0) e Ceará (18,6). Na ocasião, o médico transplantador e responsável técnico do serviço, Dr. Gustavo Alves Rapassi, também foi agraciado com o diploma, em reconhecimento à sua dedicação e empenho junto aos pacientes hepáticos.

Autor da proposta, o deputado Renato Câmara ressaltou o valor de enaltecer quem faz diferença: “A doação de órgãos não se limita a um ato isolado. Ela salva vidas hoje, mas também constrói histórias, fortalece famílias e projeta futuros. O reconhecimento ao Hospital Adventista do Pênfigo simboliza o esforço de todos que transformam solidariedade em legado permanente”, conclui.

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário