Postagem única

Dezembro Laranja: HAP promove palestra sobre prevenção ao câncer de pele e distribui brindes de autocuidado aos colaboradores

Em alusão ao Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de pele, a CIPA da Unidade Matriz do Hospital Adventista do Pênfigo (HAP) realizou uma palestra com o dermatologista da instituição, doutor Gerson Trevilato, que abordou os fatores de risco, medidas preventivas e a importância do diagnóstico precoce.

Grupo de colaboradores do HAP durante palestra da campanha Dezembro Laranja sobre prevenção ao câncer de pele.

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, e a campanha visou conscientizar os colaboradores sobre os riscos e cuidados necessários para evitar a doença. Durante a palestra o médico destacou os principais fatores de risco:

  • Exposição excessiva ao sol sem proteção, especialmente entre 10h e 16h;
  • Histórico familiar de câncer de pele;
  • Pele clara, mais suscetível a queimaduras solares;
  • Uso frequente de câmaras de bronzeamento artificial;
  • Lesões ou pintas com alterações no formato, cor ou tamanho.

Como medidas de prevenção, foram recomendados:

  • Uso diário de protetor solar com FPS 30 ou superior;
  • Uso de chapéus, roupas de proteção e óculos escuros;
  • Evitar exposição prolongada ao sol nos horários de pico;
  • Realizar autoexames regulares e procurar um dermatologista em caso de alterações na pele.

Além de conscientizar sobre os cuidados com a pele, a campanha também incluiu a distribuição de brindes de autocuidado, como amostras de protetor solar fornecidas pela parceira PH Farmacêutica. Isso permitiu que os colaboradores já saíssem do evento protegidos para atividades ao ar livre.

Doutor Gerson Trevilato, dermatologista do HAP em palestra sobre cuidados e prevenção ao câncer de pele.

A ação não se limitou ao ambiente de trabalho. Foram abordados cuidados essenciais tanto no dia a dia quanto no lazer, reforçando a importância da fotoproteção e da proteção solar, especialmente para atividades externas como jardinagem e vigilância. Esses colaboradores receberam protetor solar como parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e utilizam uniformes de manga longa para maior segurança. De acordo com dermatologista responsável pela ação, o cuidado com a saúde vai além do trabalho. “Esse cuidado impacta também a qualidade de vida dos familiares dos funcionários. Com essa iniciativa, nós buscamos estimular hábitos saudáveis e a prática contínua da proteção solar, garantindo bem-estar no presente e no futuro”, pontua Trevilato.

 

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.