MANUAL DE ALTA

Prezado cliente,
Este Manual tem a finalidade de auxiliar o paciente que está de Alta Hospitalar, o responsável e o familiar, em como conduzir e dar continuidade a todos os cuidados prestados e orientados no período de sua internação. Assim, teremos a certeza de que sua recuperação será mais segura e tranquila.
A equipe Multidisciplinar está a sua disposição para maiores esclarecimentos em caso de dúvidas!

 


 

ORIENTAÇÕES MÉDICAS

 

Você receberá no momento da Alta hospitalar um relatório médico contendo as principais informações sobre sua internação e condutas médicas a serem seguidas.
Caso você necessite de um atestado, peça ao médico que está o acompanhando.
Ele saberá auxiliá-lo
Esteja sempre atento a alguns sinais de alerta:

  • Febre;
  • Dor intensa aguda;
  • Secreção purulenta na ferida operatória;
  • Coloração de pele amarelada (para cirurgias de vesícula).

Recorra ao ambulatório do Hospital para ser atendido. Em caso de emergência, procure um Hospital/Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima para atendimento. Nesse caso, leve seu Relatório de Alta. Seus retornos serão orientados e agendados no momento de sua alta hospitalar pelo Médico.

 


 

ORIENTAÇÕES DA ENFERMAGEM

 

CURATIVOS DE FERIDA COM PONTO: Após dois dias de cirurgia e sem secreção na ferida, não há necessidade de se fazer curativo. Deve ser feito higienização com água e sabão líquido durante o banho.
Caso a ferida apresente alguma secreção, clara ou com pouco de sangue, deve-se limpá-la com soro fi siológico, enxugar com gaze simples seca, cobrir totalmente com gaze seca e esparadrapo ou atadura. Se a ferida estiver localizada em membros (braços ou pernas), aguardar o tempo da retirada do ponto.
CURATIVOS COM FERIDA ABERTA: Devem ser trocados diariamente ou de acordo com a recomendação da troca. O curativo é orientado pelo médico, enfermeiro do setor ou enfermeiro especialista em feridas. Deve-se limpar com soro fi siológico, aplicar o produto indicado, cobrir com gaze simples e acolchoada. Caso seja necessário, cobrir totalmente com esparadrapo, ou se localizada em membros, envolvê-los com ataduras.
Em casos de LPP (Lesão por pressão), ou paciente acamado, deve-se realizar a mudança de decúbito a cada 2 horas, intercalando o paciente entre as posições de decúbitos laterais e decúbito dorsal.
Em casos de pacientes acamados, manter também sempre as grades e cabeceiras elevadas para evitar o risco de queda e bronco-aspiração. Seguir todas as orientações da equipe assistencial no momento da alta hospitalar.
ALTA COM DRENO: O paciente receberá orientações da enfermagem sobre os cuidados que deve ter com o dreno em sua residência. A retirada do dreno será orientada por seu médico cirurgião quando realizar o retorno ao ambulatório.
OBSERVAÇÂO: Caso a secreção da ferida apresente pus de cor esverdeada, vermelhidão, calor local, dor ou mau cheiro, implicam sinais prováveis de infecção. Você pode apresentar sintoma de febre. Nestes casos, retorne o mais rápido possível ao ambulatório.

 


 

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS

 

A atenção aos aspectos nutricionais deve receber ênfase progressiva durante a trajetória do paciente em sua totalidade, incluindo a alta hospitalar. Você receberá visita da nutricionista clínica durante o seu período de internação e orientação de alta quando solicitado via médico. Você receberá uma orientação estruturada e individualizada, baseadas nas necessidades e condições clínicas e nutricionais dos pacientes bem como efetivar a educação e maior conscientização da necessidade do cuidado para o paciente, familiares e cuidadores.
O material consiste em uma orientação de alta nutricional individualizado, um material didático e orientações gerais para cuidados com a terapia nutricional enteral.

 


 

INFORMAÇÕES FISIOTERÁPICAS

 

Caso o paciente esteja sendo atendimento por um fi sioterapeuta, ele contribuirá para sua recuperação, fornecendo-lhe dicas sobre cuidados com a deambulação e mobilidade de membros superiores, inferiores e tronco.

 


 

INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS

 

O paciente receberá orientações farmacêuticas para que compreenda o uso correto dos medicamentos contidos na receita médica.
O farmacêutico realizará orientações de alta hospitalar, onde será entregue o material informativo contendo as medicações de uso domiciliar e seus respectivos horários de administração.

 


 

ALERTAS IMPORTANTES

 

Como conseguir melhores resultados em seu tratamento:

  • Diga ao seu médico todos os outros medicamentos que você já faz uso;
  • Avise seu médico sobre alergias conhecidas a medicamentos e caso sinta algum sintoma durante o tratamento;
  • Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico;
  • Respeite os horários de sua medicação;
  • Informe ao médico ou ao farmacêutico sobre o aparecimento de reações desagradáveis;
  • Evite beber e fumar durante o tratamento;
  • Caso você se sinta melhor dos sintomas de seu tratamento, não o interrompa, pois isso signifi ca que ele está surtindo o efeito desejado, mas ainda precisa da continuidade para um resultado seguro e efi caz;
  • Não utilize medicamentos por conta própria ou indicados por outras pessoas. Eles podem ser perigosos para sua saúde.

O que fazer quando se esquecer de tomar o medicamento:

  • Nunca tome doses dobradas, ou seja, duas doses de uma só vez;
  • Caso não tenha certeza se tomou o medicamento, espere o horário da próxima dose.

Dica:
Para evitar o esquecimento das doses, crie alarmes diários em seu celular para que você seja constantemente lembrado. Exemplo: “Tomar 1 comprimido de captopril”

“Tomar 2 comprimidos de Concor” e assim por diante, nos horários determinados conforme sua prescrição médica e sua rotina.

Como guardar seus medicamentos:

  • Evite guardá-los em lugares úmidos e quentes como a cozinha ou o banheiro;
  • Conserve o medicamento em lugar seco, fresco e ao abrigo da luz solar direta;
  • Preserve seu medicamento na embalagem original;
  • Fique atento ao prazo de validade dos medicamentos;
  • Nunca deixe medicamentos ao alcance de crianças;
  • Medicamentos refrigerados devem ser guardados em geladeira no interior dela, nunca na porta devido à variação temperatura que ocorre no local.

 


 

INFORMAÇÕES DA OUVIDORIA E SERVIÇO SOCIAL

 

Site: http:/penfi go.org.br/pesquisas
Email: ouvidoria@hap.org.br
Telefone: (067) 9 9938-3463.
Telefone: Agendamentos de consultas: (067) 3323-2100.

 

A equipe do Hospital Adventista do Pênfigo está aqui para lhe servir da melhor maneira possível.
Conte sempre conosco!