Postagem única

Hospital Adventista do Pênfigo assina convênio para realização de transplantes de fígado

Na última sexta-feira, 29 de Setembro, foi celebrada uma cerimônia muito especial para o Hospital Adventista do Pênfigo. Na presença de autoridades do Estado de Mato Grosso do Sul e da capital Campo Grande, foi assinado um documento que confirma o envio de 1 milhão de reais, de emenda parlamentar, para que um Centro de Transplante de Fígado seja instalado no HAP.

Com a implantação do Centro de Transplantes o HAP sairá da lista de hospitais que realizam apenas procedimentos de baixa e média complexidade para a lista de instituições que fazem cirurgias de alta complexidade. O diretor geral do HAP, Everton Martin, vê com otimismo a mudança. “Esse é mais um passo no campo da medicina visando novos objetivos a serem conquistados”.

Referência em ortopedia em Mato Grosso do Sul, o HAP passará a ser também referência em transplantes de fígado, já que nenhuma outra rede de saúde local é credenciada para isso. O aporte financeiro será utilizado para equipar a sala cirúrgica com tudo que o Ministério da Saúde preconiza para esse tipo de procedimento.
Em 2022 o Hospital Adventista do Pênfigo tornou-se um polo de triagem de pacientes hepatopatas de Mato Grosso do Sul por meio de atendimentos ambulatoriais e internação de pessoas com indicação de transplante. No entanto, esses pacientes acolhidos pelo HAP, são enviados para serem transplantados em Sorocaba no interior de São Paulo. Com a implantação do centro no HAP essa jornada acabaria.

Pedro Vinícius de 19 anos foi um desses pacientes atendidos pelo Hospital Adventista do Pênfigo. Diagnosticado com Cirrose Hepática, precisou entrar na fila de espera por um órgão. Hoje já transplantado ele fala de sua alegria ao saber que Campo Grande ganhará um Centro de Transplantes. “A verdade é que eu não poderia esperar mais por isso. Termos um Centro de Transplantes em Mato Grosso do Sul é o sonho de todos os que já foram transplantados e dos que ainda esperam por um transplante”.

Na busca por oferecer um tratamento de qualidade a pacientes com histórias semelhantes às do Pedro, o Hospital Adventista do Pênfigo trabalha já há dois anos para implementar um Centro de Hepatologia para a realização de transplantes de fígado na instituição. Desta forma, os órgãos que são captados em Mato Grosso do Sul poderiam ser utilizados para atender as demandas do próprio estado.

O médico especialista em transplante de órgãos do HAP, Gustavo Rapassi, explica que hoje o hospital tem em média 50 pacientes em acompanhamento no ambulatório. A realização dos procedimentos em Campo Grande ajudará na sobrevida desses candidatos. “Muitos pacientes acabam morrendo no caminho por não aguentarem a viagem até Sorocaba, por isso a importância de tratá-los aqui” .

A expectativa, tanto do hospital quanto dos órgãos públicos, é que em breve seja realizado também transplantes de rins, pâncreas, córneas, entre outros. Já para os transplantes de fígado a previsão é que os procedimentos comecem a ser realizados ainda em 2023.

Fotos e texto: Ronaldo Vicente

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.