Ar-condicionado limpo


Muitas residências têm ar-condicionado. O aparelho é muito utilizado, especialmente em dias quentes e até em dias frios, para aqueles que possuem também a função ciclo reverso. Cuidar da limpeza e manutenção dos refrigeradores é questão saúde e também de economia. Manter a limpeza em dia ajuda a economizar energia, prolonga a vida útil do aparelho e evita a proliferação de fungos e bactérias. Entenda a importância da limpeza e como podemos manter o aparelho limpo com as dicas do técnico em refrigeração do Hospital Adventista do Pênfigo, Edison Varanda.

  1. Economia de energia – Todos sabem que o ar-condicionado deixa a conta de energia mais cara no final do mês. A limpeza e a manutenção em dia colaboram para diminuir custos. Quando o aparelho está sujo sobrecarrega o compressor para resfriar o ambiente, consumindo mais energia.
  2. Vida útil – O aparelho terá a vida útil prolongada se a limpeza estiver em dia. O acúmulo de poeira pode causar danos ao equipamento. Uma das causas mais comuns de pane é a sujeira nos filtros, turbinas e serpentinas.
  3. Atenção com a saúde – O ar condicionado pode provocar reações alérgicas, ressecamento da pele, sangramento do nariz e até irritação dos olhos e pulmões. As reações alérgicas são causadas pelo ar frio e seco ou pelos fungos e ácaros presentes no ar expelido pelo aparelho.
  4. Limpeza de filtro – Deve ser feita uma vez por semana. Mesmo que você não use uso o aparelho todos os dias, a limpeza deve ser realizada.
  5. Tipo de filtro – Os filtros de carvão ativado e HEPA não podem ser limpos com água. Os filtros de nylon devem ser lavados com água corrente, sabão neutro e secarem à sombra. Só depois, coloque o filtro. Atenção: nunca ligue o ar-condicionado sem a recolocação dos filtros.
  6. Ar-condicionado split – Comece também retirando o plugue da tomada. Abra com cuidado o painel para pegar aos filtros de nylon. O modo de remoção do painel é diferente para cada modelo. Leia o manual de instruções para fazer corretamente.
  7. Aspirador de pó – O aspirador pode ajudar a remover a poeira do cooler. Verifique se existe filtro de carvão ativado (lado esquerdo) ou HEPA (lado direito). Se seu modelo de aparelho possui esses filtros, retire-os antes de lavar os filtros de nylon e limpe-os utilizando apenas aspirador de pó.
  8. Água limpa – Se a parte interna estiver muita suja, use um pano úmido com água para limpar. Jamais utilize produtos químicos e água acima de 40 ° Celsius para lavar os filtros.
  9. Chame um profissional – É aconselhável, uma vez ao ano, a visita de um profissional qualificado para uma limpeza mais eficiente, utilizando spray e detergentes específicos. Se o aparelho apresentar entupimento devido à sujeira, não tente uma limpeza mais complexa, chame um profissional.

Texto publicado na Revista Vida e Saúde (setembro/2020).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *