Sapato: do lado de fora


De lugar em lugar, levamos mais sujeira para casa do que imaginamos

Você já parou para pensar na quantidade de lugares que visitamos ao longo do dia? Nosso companheiro de sempre, o sapato, tem contato direto com tanta sujeira e bactérias que nem imaginamos. Pense na quantidade de coisas que você pisa na rua. Em banheiros públicos, por exemplo, estamos sujeitos a pisar em fezes, urinas e muita sujeira.

Um levantamento feito pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, detectou 421 mil tipos diferentes de bactérias nos sapatos. Sim! O seu sapato carrega tudo isso. A exposição frequente e elevada a essas bactérias pode aumentar o risco de vários tipos de infecções.

Você entra com o sapato dentro de casa? Se sim, tome alguns cuidados. A enfermeira do Hospital Adventista do Pênfigo, Ana Raizer, dá algumas dicas para diminuir o risco de levar sujeira para dentro de casa.

  1. SAPATOS FORA DE CASA. Adquira o hábito de retirar os sapatos antes de entrar em casa. Implantar essa regra é mais fácil do que parece e após um tempo vira hábito.
  2. HIGIENIZAÇÃO.Lavar os sapatos com água e sabão é o suficiente para eliminar a sujeira. Limpe também os pisos e tapetes com frequência, principalmente se tiver um bebê na fase de engatinhar.
  3. SEPARE UM CALÇADO. A primeira coisa a fazer é separar um sapato para usar apenas em casa. Deixe esse calçado na porta, para que assim que você chegar possa trocar.
  4. Seria bom ter um lugar na entrada da casa para colocar o sapato usado na rua. Se não tiver, leve o sapato para a lavanderia e higienize-o.
  5. SEM EXCESSOS. As dicas são boas, mas não exageremos! O cuidado com a higiene é sempre bem-vindo, desde que isso não escravize, superproteja ou vire um Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Texto publicado na Revista Vida e Saúde – escrito por Charlise Alves.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *