Novembro Azul: hospital fornece exame gratuito para funcionários


Novembro é o mês de conscientização da saúde do homem, principalmente de prevenção ao câncer de próstata. O Hospital Adventista do Pênfigo faz parte dessa campanha mundial, conhecida como Novembro Azul. A instituição realizou uma palestra de conscientização e também disponibilizou o exame de sangue PSA Total de forma gratuita para os colaboradores do sexo masculino, a partir de 50 anos de idade, que quiserem fazê-lo. A realização do exame pode detectar alguma anormalidade na próstata, mas é importante que esteja associado também ao toque retal para um diagnóstico mais completo.

A palestra foi realizada pelo urologista do HAP e Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia em MS, Dr. João Juveniz. Ele enfatizou a importância de manter hábitos saudáveis e praticar exercícios físicos como forma de prevenção do câncer.

“Sabemos que muitos homens não têm o costume de realizar o exame preventivo, por isso, o hospital decidiu incentivá-los a terem o hábito de cuidar da saúde através de palestras educativas e da oportunidade de fazer o exame gratuitamente”, disse o Diretor Administrativo, Everton Martin.

Câncer de Próstata

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos de câncer de próstata para 2020 no Brasil é de 65.840, com 15.576 mortes.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen.

O tumor da próstata não costuma apresentar sintomas em fases iniciais, quando em 90% dos casos pode ser curado se diagnosticado precocemente. Os sintomas geralmente são vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen. O Dr. Juveniz alerta que “quando os sintomas aparecem significa que a doença já está em uma fase avançada”. Ele reforça que ter hábitos de vida saudáveis, diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer de próstata.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *