HAP realiza XXII Semana de Enfermagem – Junho/2014


HP realiza XXII Semana de Enfermagem – Junho 2014

“A Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente no Contexto Hospitalar – Quais os Desafios pela Frente?”, com este tema o HAP, lança a XXII Semana de Enfermagem.

Sabe-se que os sistemas de serviços de saúde são complexos e têm cada vez mais incorporado tecnologias e técnicas elaboradas, acompanhados de riscos adicionais na prestação de assistência aos pacientes.

Entretanto, medidas simples e efetivas podem prevenir e reduzir riscos e danos nestes serviços, tais como: mecanismos de dupla identificação do paciente; melhoria da comunicação entre profissionais de saúde; uso e administração segura de medicamentos; realização de cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higiene das mãos para a prevenção de infecções e prevenção de quedas e úlceras por pressão.

Cabe ressaltar que o desafio para o enfrentamento da redução dos riscos e dos danos na assistência à saúde dependerá da necessária mudança de cultura dos profissionais envolvidos para a segurança do paciente, instituída nacionalmente.

Desta forma, investir na mudança de sistema, no aperfeiçoamento da equipe de saúde, na utilização de boas práticas e no aprimoramento das tecnologias e melhoria dos ambientes de trabalho constitui questões primordiais para o alcance dos melhores resultados para os usuários dos serviços de saúde, família e comunidade.

Dentro desse contexto, a XXII Semana de Enfermagem busca alinhar a prática com teoria de maneira eficaz e efetiva em busca de resultados mensuráveis nesta área, trazendo profissionais de renome nacional como a Administradora Andréa Donato Drumond – Gestora Hospitalar do Ministério da Saúde e colaboradora nos Grupos Técnicos da ANVISA.

Fonte: Educação Permanente em Saúde – HAP