HAP realiza curso para fumantes abandonarem vício


IMG_0190Leonardo Gonçalves, 34 anos, foi um dos 30 participantes do curso Como Deixar de Fumar realizado na unidade matriz nos dias 01° a 05 de outubro. Desde que começou o curso no domingo ele não colocou mais o cigarro na boca. “Não estou achando difícil, se me dá vontade desvio o pensamento”, contou.

A equipe de enfermagem do hospital realizou todas às noites uma triagem com os participantes. Na ocasião, os profissionais verificavam a pressão arterial, respirômetro, medidor de fluxo respiratório e o peso do participante. Todas as noites, os participantes faziam exercícios de respiração sob o comando do Centro de Vida Saudável (CVS), ganhavam brindes e participavam de um lanche proporcionado pelo Hospital Adventista do Pênfigo.

Os palestrantes foram quatro médicos de diferentes especialidades (dermatologista, ortopedista, diagnóstico por imagem e oftalmologista) e uma especialista em remédios naturais. Leonardo admitiu que não sabia que fumar prejudicava tanto o sistema esquelético e a visão. Na palestra do Dr. Cléber Azevedo ele descobriu que o cigarro provoca doenças graves na visão. O oftalmologista informou, por exemplo, que uma mãe que fuma aumenta em oito vezes a chance de o filho nascer com estrabismo. Já o Dr. Márcio Cley surpreendeu quando afirmou que os fumantes têm 40% mais riscos de ter fraturas no quadril. O ortopedista incentivou a ingestão de frutas e legumes, pois ajuda a eliminar mais facilmente as toxinas do cigarro.

No último dia, os participantes tiveram o depoimento do Seu Nelson Oliveira, 55 anos, que parou de fumar faz seis meses, depois de 40 anos fumando.   Ele veio de Jaraguari, MS, a 60 quilômetros de distância e contou que conseguiu parar de fumar com a ajuda do CVS.  “Fé e força de vontade”, também estão na receita de sucesso contou ele muito emocionado. Seu Nelson ressalta que agora sente o sabor dos alimentos e não tem mais o cheiro desagradável da fumaça do cigarro. A esposa de Nelson, Janete Oliveira disse que depois de 15 anos de casada teve a oportunidade de sentir o cheiro natural do marido.

Para encerrar o curso Como Deixar de Fumar aconteceu a formatura no último dia do curso, na quinta-feira. No momento, os participantes receberam o diploma por terem vencido o cigarro. O reencontro com está turma está prevista para acontecer no dia 07 de dezembro. O próximo curso já tem data, será nos dias 03 a 07 de dezembro.