HAP realiza ação educativa sobre higienização das mãos


Todo ser humano possui micro-organismos capazes de controlar e manter a saúde em dia, conhecidos como “bactérias do bem” que ajudam nosso corpo em funções metabólicas importantes. Por outro lado, existe toda uma cadeia de micro-organismos prejudiciais à nossa saúde, responsáveis por causar desde uma simples gripe à infecções hospitalares. Esses germes estão presentes nos mais diversos objetos e as mãos são geralmente condutoras desse tipo de micro-organismo nocivo à saúde.

Colaboradores durante ação educativa no HAP.

Colaboradores durante ação educativa no HAP.

Pensando nisso, o setor de enfermagem do Hospital Adventista do Pênfigo – que sempre mantém excelentes índices no controle de infecção hospitalar – aproveitou o dia 15 de outubro (Dia Mundial de Higienização das Mãos) para realizar ação educativa na instituição. “O simples fato de lavar as mãos corretamente é uma das maneiras mais eficazes de controlar o desenvolvimento de infecções e evitar a transmissão de doenças contraídas por meio de bactérias, vírus e fungos”, explica Andressa Jafar, enfermeira na unidade matriz do hospital.

Desta forma, com o objetivo de levar informação sobre a importância dessa ação, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) realizou a Campanha de Higienização das Mãos para todos os colaboradores.

A ação buscou alcançar todos os setores da instituição para reforçar a importância da higienização das mãos.

A ação buscou alcançar todos os setores da instituição para reforçar a importância da higienização das mãos.

Com faixas, folhetos informativos e produtos para higiene, a ação alcançou todos os setores da instituição, levando informação de qualidade e garantindo que não somente os profissionais da saúde, mas também dos mais diversos departamentos entendessem a importância do cuidado ao zelar pela limpeza das mãos, principalmente ao se trabalhar em uma instituição de saúde.

Assessoria HAP

Fotos: Andressa Jafar